Post Scriptum

 

O documentário 'The Naked Brand' sofreu, no Brasil, uma espécie de boicote 'transparente'. Ou seja, o boicote está lá, mas ninguém o vê - é, pois, culpa de ninguém. Ninguém viu tal boicote. Nem o filme. Essa a ideia, aliás. Tente encontrá-lo, na íntegra, em português... 

 

Este tipo de 'caça às bruxas' - prática que remonta, na autoria, na cultura e nos negócios, a sete décadas atrás, ao chamado 'macartismo' (em honra a Joseph McCarthy, senador 'patrulheiro' anticomunista estadunidense) -, infelizmente está ainda presente nos países menos desenvolvidos culturalmente, como é caso do Brasil.

O - brilhante - roteirista Dalton Trumbo (autor do argumento - e diretor - do filme 'Johnny vai à guerra', 1971), recentemente homenageado em Hollywood, foi uma das vítimas, entre centenas de outras, daquela sanha - então engrossada pela gestão de J. Edgar Hoover, no FBI.

Aqui, parece que alguém (ou ninguém) na 'grande' mídia, decide o que devemos e o que não devemos ver. E isto acontece também na indústria editorial. Assim como quase ninguém conhece a tese - libertadora - por detrás do filme 'The Naked Brand', muito pouca gente sabe quem foi Douglass North (1920-2015), prêmio Nobel de Economia no ano de 1993 justamente porque (é nossa tese) a sua teoria institucionalista - que adotamos e defendemos - é também de uma mensagem iluminista e libertadora 'que não interessa difundir'... Parece que alguém (ou 'ninguém', de novo) refuta que nos institucionalizemos - mais - no Brasil.

 

Como contraponto aos que dizem que 'as instituições estão fortes e funcionando' em nosso país, afirmamos que é preciso mais, muito mais. Mas não mais instituições de Estado, e - sim - da cidadania, de instituições formadas por cidadãos em torno de uma causa. Sobre a singela tese de North - pura contracorrente: os decisores, em Economia, não fazem as suas escolhas com base apenas em econometria, mas sim - e principalmente - baseados em sua cultura, nas instituições que moldaram a sua formação e suas convicções - nas palavras do próprio North - '... com as restrições humanamente concebidas que estruturam as interações políticas, econômicas e sociais...'.

2023 por Soluções para negócios.

Orgulhosamente criado por Wix.com

Ligue

Tel: (21) 99490-0711

Entre em contato

marcondesneto@yahoo.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now